sexta-feira, 26 de junho de 2020

EXPERIMENTO 13: AMARELINHA

Data: 10/06/2020 até 17/06/2020.
Campo de Experiência: Espaços, Tempos, Quantidades e Transformações.
Objetivos de Aprendizagem: (EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre uma sequência.
Conhecimentos Experienciados: Números e Quantidades.

AMARELINHA

A sequência numérica que se exige para brincar de amarelinha incentiva a criança a desenvolver o raciocínio lógico matemático. Os saltos ou pulos que a criança terá que dar, lhe dará mais agilidade, coordenação e força.
É uma brincadeira que auxilia o desenvolvimento motor das crianças.


  
ATIVIDADE:

Como brincar de amarelinha com a criança:

1 - Desenhar o diagrama composto de 10 quadros no chão de terra (com uma pedra ou graveto), e depois numerá-los de 1 a 10. Pode fazer uma amarelinha menor ou maior, segundo o tamanho e as capacidades da criança.

2 - Feito isso, para começar a jogar, a criança deve se posicionar de costas, atrás do primeiro quadrado, e atirar o marcador. A casa onde cair o marcador será o quadrado em que a criança não poderá pisar.

3 - A criança começará o circuito da amarelinha pulando com um (nas casas solitárias) ou dois pés (nas casas duplas) segundo a posição dos quadrados. O objetivo é, sem pisar na casa onde está o marcador, que a criança percorra pulando a amarelinha até o número 10, pegue o marcador e volte.

4 - Se a criança errar, ou seja, não conseguir se equilibrar para pegar o marcador, então será a vez do próximo jogador (pode ser um familiar – ex.: mãe, pai, irmão ou irmã).

5 - Será vencedora a criança que consiga completar todo o percurso primeiro, ou seja, que vá e volte trazendo o marcador, sem desequilibrar.

6 - Também pode inovar neste jogo. Pode fazer amarelinhas com formatos diferentes (círculos, formas geométricas), para facilitar ou dificultar a brincadeira.


TENHA UMA ÓTIMA SEMANA!
PROFESSORA ELAINE CHRISTINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITANTES